Sobre a Carol

Olá, que bom ter você por aqui! 

Me chamo Carolina Xavier, mas pode me chamar de Carol. Nascida e criada no Rio de Janeiro, adoro praia, caminhadas, trilhas, viagens, atividades ao ar livre e quaisquer práticas que façam bem ao corpo e à mente. Além disso, sou admiradora da natureza e dos animais, e nada me faz melhor do que estar na companhia das pessoas que amo! Porém, antes de tudo, sou adepta de um estilo de vida harmônico e equilibrado, pois acredito que é muito melhor criar hábitos saudáveis e definitivos, do que passar a vida inteira fazendo sacrifícios Concorda?

Sou nutricionista formada pela UFRJ (2013) e pós graduanda em Nutrição Esportiva e Estética voltada para o Wellness na Faculdade São Camilo. Atualmente realizo controle de qualidade e consultoria de produtos na Ponto Natural, além de atender ao público em consultório particular e ministrar palestras quando solicitada.

Pra quem não sabe, Wellness é uma prática que prioriza o bem estar e a qualidade de vida em relação ao esporte e à estética, ao contrário de outras práticas que cultuam corpos esculturais acima de tudo, muitas vezes subestimando as consequências que possam ser desencadeadas.

E claro, sou fundadora do Transborde Saúde (com uma pequena grande ajuda do meu namorado, o Rafa). Para conhecer mais sobre este projeto, clique aqui.

 

Bom, já que você está aqui, peço licença para contar um pouco da minha história (prometo ser breve rs) 

Quando tinha 5 anos de idade, vovó me ensinava a cozinhar. Até então eu cortava meus dedos, queimava a mão, mas no final ficava tudo muito gostoso (espinafre com ovo era o prato que eu mais gostava de preparar). Quando ia às festinhas de aniversário, a primeira coisa que fazia era me alimentar bem para depois brincar. Por outro lado eu também era dor de cabeça dos garçons, já que me recusava a beber qualquer tipo de refrigerante. Naquela época servir água nem era tão comum em festas, ainda mais as de crianças…

Já na sétima série do colégio, fiz um trabalho muito legal que falava sobre a comida do astronauta, na feira de ciências do Planetário. Me senti tão importante quanto empolgada, pois dominava o tema, então decidi estudar a ciência dos alimentos mais a fundo.

Neste mesmo período apresentei um distúrbio alimentar, no qual quase acabou comigo. Foram tempos realmente difíceis… Mas, isso tudo ainda iria me ajudar um dia. Uma equipe multiprofissional me auxiliou a superar tal distúrbio e o balé melhorou minha confiança, já que a adolescência é uma fase de muitas incertezas e inseguranças em relação ao modo de se comportar, vestir e se expressar. Afinal de contas, nesse processo de autoafirmação, tudo o que o jovem quer é ser aceito pelo seu grupo.

 

Minha formação 

Na época do ensino médio bateu aquele desespero quanto ao curso que prestaria ao tentar o vestibular. Mas, graças a minha afinidade pela biologia e química, não me restaram dúvidas que eu deveria tentar para alguma carreira da área da saúde – e por tudo o que passei, não poderia ser diferente: Tinha que ser nutrição!
Fui aprovada na UFRJ, onde fiz algumas amizades verdadeiras (pessoas que também se tornaram excelentes profissionais, diga-se de passagem) e fui monitora de avaliação nutricional, o que serviu como ferramenta importante para a atual prática de consultório. Após muito estudo, anos de dedicação e incontáveis idas e vindas no 485 lotado (quem é do Rio conhece), obtive meu suado e sonhado diploma, em 2013. Dois anos depois, iniciei minha pós em Nutrição esportiva com ênfase em Wellness, na Faculdade São Camilo.

Fique tranquilo(a)! Amo ser nutricionista, mas estou longe de ser “nutrichata”. Sei muito bem que não vivemos em um mundo de fantasias, e nem sempre os alimentos ideais são aqueles que podemos (ou queremos) comer. Alternativas são sempre muito bem vindas, até porque o mais importante para mim é o estilo de vida harmônico e equilibrado, lembra disso?

Nas minhas consultas, sempre procuro deixar o paciente à vontade na hora de fazer as perguntas para evitar respostas induzidas. Acredite, muitas vezes o paciente só quer um pouco de atenção, por isso ser humano na área de saúde é mais do que desejável, é essencial para que todas as teorias estudadas por horas a fio se transformem em resultados práticos e possam mudar de verdade a vida das pessoas.

 

Decisão de criar o Transbordesaude.com 

E agora estou aqui: Querendo propagar conhecimento! Este espaço foi criado para a divulgação de conteúdo de qualidade, feito com muito carinho. Afinal, este projeto é tão importante para mim, que o considero não apenas “mais um blog”, mas sim parte fundamental da realização profissional de um desejo antigo: A possibilidade de transformar vidas.

Não vou me estender muito aqui, pois tenho uma página dedicada somente a falar sobre este projeto. Saiba mais sobre o Transborde Saúde!

Bom, é isso. Essa sou eu! Espero que curta e aproveite ao máximo este espaço, ele é todo feito para você.
Ah, e não esqueça! Sinta-se à vontade para divulgar o conteúdo, comentar as postagens e entrar em contato comigo, estarei sempre por aqui…

Nutribeijos.

Carol Xavier