Como não deixar que os alimentos estraguem no calor?

O calor pode acelerar a degradação dos alimentos e favorecer o aparecimento de bactérias e fungos.
Uma dica importante: os alimentos precisam ser bem refrigerados e estocados em embalagens próprias.
 
Entre as consequências da má conservação dos alimentos está o aparecimento da bactéria Salmonella, que pode ser transmitida pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados por fezes, que em temperaturas quentes se proliferam rapidamente. Se consumidos, os alimentos contaminados poderão causar infecção ou intoxicação alimentar. Os sintomas poderão aparecer de duas a quatro horas após a ingestão, apresentando náuseas, vômitos, febre, cólicas intestinais e diarreia.
 
 
Higienização de frutas,verduras e legumes
 
Após retirar as folhas, partes e unidades deterioradas, os legumes e verduras precisam ser lavados em água tratada e acrescentar 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio para 1 litro de água. ou 20 gotas de Hidroesteril e deixar por 15 minutos em solução.
Depois lavar bem os alimentos e deixar secar. Após enxaguar e embalar, manter sob refrigeração até a hora do consumo.
 
Produtos pré processados (picados, fatiados etc.) devem ficar sob refrigeração.
Alimentos adquiridos inteiros devem ser conservados sob refrigeração. Para não ressecar, guardá-los em sacos plásticos ou em gaveta específica na geladeira.
Entretanto, frutas como a banana sofrem danos à temperatura de refrigeração. Neste caso, melhor deixá-la em ambiente seco e arejado.
 
 
Conservação de carnes
 
Peças grandes de carne devem ser cortadas, pois o congelamento acontece de fora para dentro. Pedaços maiores vão demorar mais tempo para congelar, o que pode acabar comprometendo o alimento.
 
Descongelamento também requer alguns cuidados. Uma dica importante é sempre descongelar a quantidade que será consumida, pois não é recomendado o retorno do alimento ao freezer
 
Melhor que o alimento seja descongelado na geladeira e só depois manipulado para o preparo. A peça deve ser retirada do freezer e colocada na geladeira. O processo é mais demorado, porém garante a proteção contra bactérias.
Também pode-se congelar alimentos quentes ou assim que são retirados do forno.Acontece que o consumo de energia vai ser ampliado, pois a alta temperatura exige um trabalho maior do eletrodoméstico”,
 
 
Macarrão, açúcar, sal, farinhas em geral
 
Observar se a embalagem está íntegra, sem mofo e insetos. Armazenar em local fresco e sem umidade excessiva. Após abertos, podem ser mantidos na própria embalagem, desde que com algum tipo de refechamento.
 
 

Queijos, leites e iogurtes

Devem ser mantidos em ambientes refrigerados e recipientes com bom sistema de fechamento. Se não for possível refechar a embalagem aberta, substituir por um recipiente ou envoltório que possa ser fechado. No caso do queijo, quanto maior o contato do envoltório com o produto, ou seja, quanto menor o espaço com ar no interior da embalagem, melhor será a proteção oferecida contra o crescimento de fungos na superfície do produto.

 

Comidas Prontas

Comidas preparadas no lar devem ser mantidas a temperaturas acima de 60°C para consumo imediato. Nos dias muito quentes do verão, as comidas não devem ser deixadas resfriando à temperatura ambiente por muito tempo, pois pode ocorrer a contaminação e desenvolvimento microbiológico.

Podem ser mantidas sob refrigeração em recipientes fechados para consumo em curto espaço de tempo (1 – 2 dias) ou congeladas em recipiente fechado se for necessária uma duração maior.

 
Cuidados para manusear alimentos
 
  • Lavar bem as mãos antes de se alimentar ou preparar os alimentos;
  • Ter cuidado com os ovos, que devem ser bem cozidos. Lembre-se de que pratos, como a maionese feita em casa, por exemplo, incluem a adição de ovos crus como ingrediente;
  • Lavar bem verduras, legumes e frutas. Deixe-os mergulhados em água com hipoclorito de sódio ou uma colher de chá de água sanitária (p/ cada litro de água).
  • Mantenha os ovos sob refrigeração.

Gostou das dicas? Fique esperto com a conservação dos alimentos neste verão!

Até a Próxima!

Carol X.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *