Tesouro natural na forma líquida: 9 motivos para tomar água de coco.

É, tem quem não goste… Mas imagina você numa praia, às 10 horas de um dia claro, com a boca seca e sob um sol que aquece o ambiente a uma temperatura de 37°C.

Imaginou?

Agora imagine um coco geladinho transbordando água doce bem do seu lado…

Tipo esse:
Bem melhor, não é mesmo?

Tudo o que se quer para relaxar em um dia quente é sombra e água fresca. E melhor ainda se a água for de coco!

A boa notícia é que além de saborosa e refrescante, a água de coco tem benefícios incríveis para o funcionamento do nosso corpo.

Trouxe aqui 9 das maiores qualidades deste líquido natural. Umas você provavelmente já conheça, mas outras irão te surpreender…

Sem mais delongas, vamos à lista:

1- Hidrata o corpo.

Essa é fácil, não é? A água do coco possui sais minerais como potássio e magnésio que são perdidos na urina e no suor durante exercícios e o calor, fazendo com que o corpo se mantenha hidratado.

2- Melhora o funcionamento dos rins.

Quanto mais urina é produzida maior é a mobilização dos pequenos cristais que se formam dando origem a pedra nos rins, e nesse caso atua na prevenção e no tratamento. 

3- Melhora a digestão.

Faz uma espécie de limpeza no organismo, auxiliando todo o sistema digestivo.

4- Ajuda a eliminar a ressaca.

Contém açúcar (frutose) que eleva a glicemia, combatendo sintomas como mal estar e inchaço abdominal porque ajuda a purificar o fígado. Então, fique atento: se você ingeriu álcool nas horas anteriores, mais um excelente motivo para tomar sua aguinha de coco!

5- Colabora com o controle da pressão arterial.

O potássio presente na água de coco contribui para baixar a pressão alta, diminuindo o risco de doença cardíaca no futuro porque o potássio neutraliza o efeito do sódio no corpo.

6- Combate o colesterol.

Diminuição das placas de ateroma no interior das artérias e para baixar o colesterol, aumentando a saúde do coração. Mas lógico, a água do coco não é o suficiente! Para que tenha este efeito ainda é preciso seguir todas as orientações do médico para baixar o colesterol. Ela age sendo apenas uma ajuda extra 😉

7- Previne as cãimbras.

Possui cálcio e magnésio que ajudam na saúde dos músculos, sendo eficiente na prevenção e no combate as cãibras de quem pratica atividade física. Ela ainda diminui a tensão, promovendo o relaxamento dos músculos.

8- Combate o desânimo e o baixo astral.

 A água do coco ainda contribui com a serotonina, o famoso hormônio relacionado ao prazer e bem-estar, proporcionando assim um choque de boas sensações no seu corpo! Você já viu alguém mau-humorado enquanto toma sua água de coco? Difícil, hein…

9- Melhora o trânsito intestinal.

Pois além de limpar o intestino possui fibras que auxiliam o funcionamento saudável do intestino.

E aí, gostou?

Vamos usufruir deste maravilhoso fruto que o nosso país tem em abundância, sobretudo nos dias de calor!

Mas, um alerta: Apesar de termos vistos múltiplos benefícios, há de se ter uma atenção especial a quantidade de frutose (sobretudo diabéticos) e sais minerais (principalmente pacientes renais). Além disso, vale a famosa regrinha de ouro: nada em excesso fará bem!

E uma última observação: Sempre dê preferência para o coco natural, ou então em alguma versão sem conservantes. Aquela água de coco industrializada de caixinha que vende nos mercados pode não possuir todos estes benefícios, logicamente. 🙂

Compartilhe com seus amigos (o coco e esse artigo), eles irão adorar!

Até a próxima. 

Carol Xavier

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *