Olha a pressão! Veja dicas de como tomar cuidado com o aumento da pressão arterial.

Idosos, adultos, jovens e crianças podem ter problemas com a pressão arterial elevada e esse número vem aumentado a cada dia. Isto ocorre devido aos hábitos de vida como sedentarismo, alimentação rica em sódio e gordura, estresse, utilização de medicamentos, sobrepeso e obesidade e etc.

Isso pode ser modificado através da alimentação onde há substituição de temperos prontos por naturais como alho, cebolinha, orégano e a retirada do saleiro da mesa.

A Organização Mundial de saúde recomenda a ingestão de 5g de sal por dia, que equivale a 5 sachês daquele de 1g do restaurante. Imagine a quantidade que nós consumimos além do que já existe dentro do alimento! Isso sem falar nos alimentos industrializados, que normalmente trazem consigo quantidades elevadíssimas de sódio (e nem precisa ser salgado! Vide os refrigerantes, que são um dos alimentos de maior concentração de sódio).

Idosos comumente aumentam a ingestão de sal por conta da perda do paladar que é algo natural da idade, mas por não ingerirem água suficiente isso acaba dificultando mais ainda a eliminação do excesso que acaba levando a desidratação, elevação da pressão e inchaço.

Praticar uma atividade física, manter o peso ideal, relaxar mais, ingerir bastante líquido (não apenas água) e alimentar-se de forma saudável são peças chaves para evitar problemas de pressão e aumentar a longevidade da vida. 

Outra forma de ajudar a regular o sódio no organismo, é ingerindo alimentos ricos em potássio. Em breve farei uma publicação sobre esses alimentos.

Agora, trago uma receita do sal de ervas, que é uma forma barata de se temperar a comida sem usar tanta quantidade de sal, de um jeito saudável e saboroso.


SAL DE ERVAS

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de alecrim
  • 1 colher de sopa de salsinha seca
  • 1 colher de sopa de manjericão
  • 1 colher de sopa de orégano
  • ½ xícara de sal light (possui menor teor de sódio e maior de potássio)

Modo de preparo:

  1. Adicione no liquidificador até ficarem finos e misturados.
  2. Guarde em um pote de vidro.

Validade:3 meses


Gostou? Compartilhe com seus amigos se achar que essas informações possam ajuda-los de alguma forma.

Até a próxima!

Carol X.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *