Tipos de fibras e papel delas no organismo.

 

 

A fibra alimentar é constituída de polímeros por carboidratos e não são digeridos e absorvidos no intestino delgado. Pode ser encontrada exclusivamente nos grãos integrais, nas frutas e nos vegetais. O seu consumo traz benefícios para a saúde do intestino. Esses benefícios provêm da formação do bolo fecal, do aumento do trânsito intestinal, do efeito laxativo das fibras alimentares e, principalmente, pela formação de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC).

 


São classificadas em :

fibras-soluveis-e-insoluveis

 Solúveis: retardam o esvaziamento gástrico e o tempo de trânsito intestinal,diminuem absorção de glicose e colesterol. Também alteram a composição da microbiota intestinal, pois servem de alimento para as bactérias benéficas que fermentam a fibra dando formação  aos ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que são o acetato, o propionato e o butirato.

 

Butirato  tem ação anti-inflamatória no intestino, auxiliando em doenças do intestino como a colite ulcerativa.

Propionato é absorvido no intestino e levado ao fígado, participando do fornecimento de energia ao organismo.

Acetato é rapidamente absorvido no intestino, passa pelo fígado e depois para a corrente sanguínea, onde fica disponível como fonte de energia. É utilizado como energia principalmente pelos músculos cardíacos e esqueléticos e pelo cérebro. O acetato evita a oxidação dos ácidos graxos livres no organismo e sua absorção não estimula a secreção de insulina, importante para os indivíduos com diabetes.

IMPORTANTE: AGCC também auxiliam na absorção de cálcio. Pois o acetato e o propionato diminuem o ph do lúmen intestinal e  aumentam a concentração de minerais ionizados. 

Exemplos:Pectinas(frutas, hortaliças e leguminosas.), gomas(aveia, goma guar, cevada), mucilagens e algumas hemiceluloses.

Insolúveis: pouco fermentáveis, aumentam o bolo fecal, aceleram o tempo de trânsito intestinal pela absorção de água.

Exemplos: Celulose (farelos e vegetais.), lignina ( frutas e sementes comestíveis, vegetais maduros) e hemicelulose(aveia e cevada)


Portanto vamos comer mais fibras e não esqueça da ingestão de água para evitar a prisão de ventre!!!!!!agua1-500x334

No próximo post falarei sobre a diverticulite e diverticulose.

Me aguardem!

Nutribeijos!

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *