Constipação: Você sofre desse mal?


Olá,

sabe aqueles dias em que o intestino não quer trabalhar? 

Pois é, para quem sofre de intestino preso começa a recorrer a vários métodos como comer ameixa, mamão, evitar goiaba e caju porque ajudam a prender. E já nos últimos casos a pessoa toma um laxante  ou faz uma lavagem intestinal  na emergência do hospital.

Por quê o intestino de algumas pessoas são tão preguiçosos?

Como já foi citado antes muitos sofrem de quadro de disbiose intestinal que pode levar a constipação e acúmulo de gases.

Mesmo tendo uma alimentação saudável, mas não tendo equilíbrio da flora intestinal por conta de algum tratamento com antibiótico ou diarreia  isso não quer dizer que está livre de ter o problema..

A ingestão de fibras( chia, linhaça, aveia) pode ocasionar a constipação, pois elas precisam de água para poderem dar a forma as fezes e empurrar o bolo fecal ao longo do trânsito intestinal até o ânus. Sem a ingestão adequada de água o que era para ajudar acaba piorando , pois pode haver aparecimento de gases e cólicas abdominais.

constipacao2

Coma fibras mas beba uma boa quantidade de água!

 

 

 

Veja abaixo os principais sintomas e se você sofre desse mal:

  •    Menos de 3 evacuações por semana

 

  •     Esforço ao evacuar

 

  •    Presença de fezes endurecidas ou fragmentadas

 

  •  Sensação de evacuação incompleta

 

  • Sensação da interrupação da evacuação

 

  •   Manobras manuais

 

 constipacao

Não ache normal ficar muitos dias sem ir ao banheiro , por conta do comodismo acabamos só se importando quando o problema se agrava.

 

Para apresentar uma pele bonita, uma imunidade boa e saúde em dia o intestino é o primeiro a dar sinais de como está indo o seu organismo.

Nos outros posts citei como investigar o quadro de disbiose, prestar atenção na coloração e formato das fezes. Acho de extrema importância levar essa questões ao médico ou nutricionista pois esses pequenos detalhes fazem muita diferença na hora de tratar alguma doença e para a melhora nutricional.

No próximo post falarei sobre a importância das fibras na nossa alimentação!

Nutribeijos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *