Conheça a dieta do Fodmaps: um novo conceito de investigação alimentar.

 

O que significa?

FODMAPS é uma sigla que representa os carboidratos de difícil digestão para algumas pessoas, traduzidos como fermentáveis, oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis.

 Resultado de imagem para fodmaps

Quais são?

Dentre eles estão os oligossacarídeos que são os Fruto-oligossacarídeos (FOS) e os Galacto-oligossacarídeos (GOS).

Já os dissacarídeos se inclui a lactose, e dos monossacarídeos a frutose. O grupo dos polióis é representado principalmente pelo sorbitol e manitol.

 

Quais efeitos no organismo?

Por conta da alta osmolaridade, ou por possuir substratos que são rapidamente fermentados por bactérias intestinais, podem causar desconforto abdominal, diarreia, distensão abdominal, flatulência e cólicas.

ibs

 

Para quem é indicada a dieta do fodmaps?

Essa dieta é indicada para redução dos sintomas para portadores da Síndrome do Intestino Irritável (SII) e disbiose intestinal.

 

Essa dieta pode ser feita por quanto tempo?

calendario-do-pis-2016

Essa dieta não pode ser seguida a longo prazo, afinal ela serve para identificar qual alimento está agravando o quadro.

O prazo estipulado vai depender muito da indicação do médico e nutricionista. Além disso, a quantidade de fibras na dieta é baixa e pode levar a constipação e disbiose intestinal.

 

 

Como identificar o alimento que causa o problema?

Através das anotações no diário alimentar, o paciente consegue identificar quais alimentos o fazem mal. E com isso vai tentando aumentar as quantidades de cada grupo até a tolerância máxima.

 

shutterstock_120087424

 

 

Existem outras condições que ainda estão sendo estudadas e que estão relacionadas aos sintomas, como a intolerância ao glúten na ausência da doença celíaca e a dificuldade na digestão de algumas substâncias como a cafeína.

Clique aqui para saber mais sobre a ingestão de alimentos com glúten

Segue abaixo a lista com os alimentos ricos ou pobres em fodmaps :

 

fodmaps
Lembre-se que antes de começar uma dieta, é fundamental consultar um nutricionista. Ele sabe o que é melhor para sua saúde.

Nutribeijos e até a próxima!

Fontes:

O que é FODMAP? Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral. Disponível em: http://www.sbnpe.com.br/comite-de-nutricao/99-o-que-e-fodmap. Acessado em: 31/07/2015

Marsh A, Eslick EM, Eslick GD. Does a diet low in FODMAPs reduce symptoms associated with functional gastrointestinal disorders? A comprehensive systematic review and meta-analysis. Eur J Nutr. 2015 [Epub ahead of print].

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *