Tipos de açúcar: Quais as melhores opções?

Qual açúcar você consome?

Ou não consome nenhum?

O açúcar está presente na nossa vida, mesmo evitando o vidro de açucareiro ou sachê da cafeteria. Encontramos eles nos doces de padaria, pães, sucos e diversos outros produtos.
 

Muitos não dão conta da quantidade de açúcar que é consumido por dia e acabam tendo dificuldades no controle do peso e outros males que ele pode ocasionar.

Mas… Você sabe da existência dos demais açúcares, além do tradicional refinado?

Trouxe aqui para vocês os principais tipos de açúcar e suas características, fique por dentro!

 

unnamed-81

 

Conheça os tipos de açúcar:

Refinado: é o mais conhecido entre os açúcares. Durante o processo de refinamento, alguns aditivos químicos, como enxofre, são adicionados para dar a coloração branca. 

Neste tipo de açúcar, a quantidade de vitaminas e minerais é quase zero! Ou seja, açúcar puro!

Sugar

 

Mascavo: é o açúcar extraído do caldo de cana. Por não passar pelo processo de refinamento, apresenta coloração mais escura e sabor mais encorpado, semelhante ao da cana-de-açúcar. Preserva o  cálcio, o ferro e os sais minerais.

acucar-mascavo_2783575

Demerara: açúcar granulado de coloração amarelada. Passa por um leve refinamento e não recebe aditivos químicos. Seu valor nutricional é semelhante ao mascavo e não altera o sabor dos alimentos como faz o mascavo.

images

 

Cristal: é apresentado na forma de cristais grandes e transparentes, mais difíceis de serem dissolvidos em água. Passa por leve processo de refinamento, mas mesmo assim 90% das vitaminas são retiradas. É mais apropriado para o uso culinário.

download

 

Orgânico: não são utilizados ingredientes artificiais em sua composição. Assim como o mascavo, não passa pelo mesmo processo de refinação que o açúcar cristal e refinado, por isso também é mais escuro, mas mantém mais vitaminas.

Light: é resultado da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais. É menos calórico, mas também tem menor sabor.

Frutose: é o açúcar extraído de frutas e do milho. Muito mais doce que os anteriores, esse tipo de açúcar, apesar de ser natural, tem menos vitaminas que os outros.

Coco: Rico em fibras , baixo índice glicêmico, pois  é absorvido de forma mais lenta pelo organismo e assim, não provoca picos rápidos dos níveis de açúcar no sangue.Rico em vitaminas do complexo B, que participam do nosso metabolismo energético e assim aumentam nossos níveis de energia, regulam o humor, melhoram pele e cabelo, além de ajudarem na eliminação de toxinas pelo organismo. Também possui magnésio, nutriente que melhora a ação da insulina e fortalece os ossos, além de prevenir o envelhecimento precoce.Contém potássio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e cobre.

 

Açúcar-de-coco-destaque

 

 

O açúcar pode ser nosso aliado ou inimigo, pois vimos que vai depender muito do tipo, qualidade e forma de consumo. Para quem não tem diabetes não há necessidade de cortar por completo, apenas mudar a qualidade e quantidade quando adoça bebidas e preparo de receitas. Pois o açúcar refinado está presente na maioria dos produtos industrializados e os adoçantes muitas vezes podem esconder o valor real da quantidade de calorias e gerar um consumo maior dos produtos diet. Não vamos nos preocupar apenas com as calorias! Vamos nos preocupar também nos diferentes efeitos que alimentos com as mesmas calorias podem ter em nosso organismo.

O excesso de açúcar aumenta os índices de triglicérideos, aumenta a probabilidade de diabetes, de obesidade, entupimento das artérias e pode inflamar muito as células.

 

No Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, a Organização Mundial da Saúde escolheu o tema do combate ao diabetes como o foco do ano, porque a incidência da doença está cada vez maior.

Dados da OMS indicam que de 1980 para cá, aumentou quatro vezes o número de pessoas portadoras de diabetes.

Portanto vamos moderar e repensar sobre o assunto!

 

Gostou? Curta, compartilhe e conte aos seus amigos! Ajude a propagar informações de qualidade pela internet.

Se tiver dúvidas, comente ou entre em contato comigo.

Até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *