4 dicas saudáveis para comer chocolate sem culpa (e uma receita bônus exclusiva)!

 

Ah… O chocolate! Quem nunca salivou só de pensar no seu bombom favorito?

cupcakes

Pois é, o chocolate possui algo de misterioso e viciante em sua fórmula, afinal é apreciado no mundo inteiro, por pessoas de todas as idades.

É um alimento antigo, existem indícios de consumo de chocolate nos tempos antes de Cristo! Entretanto, sofreu muitas transformações ao longo do tempo. 

Durante muito tempo foi consumido somente como bebida quente. Com a Revolução industrial, passou a ser um alimento popular e acessível em formas de tabletes e bombons.

Hoje podemos dizer que o chocolate é o rei das guloseimas e sobremesas. Bolos, balas, tortas, biscoitos, sorvetes, mousses… Difícil encontrar um segmento de alimentos doces que não tenha a opção do mais famoso derivado do cacau! Como se não bastasse, ainda tem a Páscoa, época comercialmente imersa no consumo de chocolate, onde todos são praticamente obrigados a comer esta iguaria.

Mas, calma aí! Em geral o chocolate é condenado por ser uma bomba calórica e o seu gostinho de quero mais piora a situação, fazendo com que muitas vezes as pessoas ingiram altas doses de açúcar e gorduras saturadas quase que sem perceber…

No entanto, ele possui seus benefícios também… Não que você vá viver de chocolate e comer uma barra por dia (tem gente que faz isso, ein! rs), mas existem bons motivos para não excluí-lo totalmente da dieta.

Continue lendo para conhecer:

  • Quais são os benefícios do chocolate
  • Quais são os tipos de chocolate
  • 4 dicas para comer chocolate de forma saudável
  • Uma receita saudável, exclusiva e encantadora

 

Benefícios do chocolate

Então, quer saber o que o chocolate tem de bom (além do sabor rs) ?

Elaborei esse infográfico para mostrar os principais benefícios de comer chocolate (claro, sem exagerar!).

Confira:

beneficios-do-chocolate (1)

Ok, agora você já se ambientou, provavelmente adorou saber das vantagens do chocolate e quem sabe até imaginou um pedaço derretendo em sua boca…

Porém, chegou o momento de mostrar os principais tipos de chocolate comercializados e suas respectivas características, para que você saiba exatamente o que está consumindo.

Tipos de chocolate

IMG_7738

 Amargo
Contém pouco açúcar, manteiga de cacau, massa de cacau (56 a 85 %). Apresenta alto teor de antioxidantes como flavonoides e poli fenóis.

Meio Amargo
Contém 40 a 55 % de cacau, pouca manteiga de cacau e pouco açúcar. Possui um teor considerável de antioxidantes.

 Ao leite 
Contém manteiga de cacau, massa de cacau (20 a 39 %) é substituída por leite em pó e açúcar, resultando em um gosto mais adocicado. Pouca quantidade de antioxidante. Considerado um alimento de alto índice glicêmico, ou seja, eleva a glicose de forma rápida e diabéticos precisam evitar de consumi-lo.

Branco
Contém manteiga de cacau em vez de massa de cacau, leite em pó e lecitina. Não possui antioxidantes. Também possui alto índice glicêmico e não podem ser consumidos por diabéticos.

Diet 
Não possui açúcar, porém possuem um teor de gordura maior a fim de manter a consistência, com isso tornando-se mais calórico que o comum.

Light
Possui um teor de gordura menor, sendo menos calórico.

 

Fique atento aos rótulos para saber sobre o valor nutricional, pois alguns chocolates têm muitas calorias, gorduras saturadas e trans que favorecem o entupimento das artérias do coração e ganho de peso.

Atente também às contraindicações do chocolate: Pessoas que apresentam enxaqueca seja provocado por alergia ou por substâncias vaso dilatadoras presentes no chocolate, irritações de pele, no estômago e na mucosa intestinal. Se você possui um desses sintomas após a ingestão de chocolate, pare imediatamente e procure um médico.

Para os chocólatras alérgicos à Lactose, a boa notícia é que existem chocolates livres dela, onde o leite de origem animal é substituído pelo leite de soja, além do chocolate amargo que não possui leite em sua composição e também é uma boa opção.

Atenção se você tem alergia ao glúten! O chocolate puro não contém. No entanto é preciso ficar atento ao rótulo, pois é muito comum que contenham traços de cereais, por conta do processo de moagem, conforme explicado no outro post sobre o glúten.

 

Você conhece os Nibs de cacau?

nibs

Nibs é um nome comercial para a amêndoa de cacau (ou seja, a própria semente do fruto, matéria prima para o chocolate tradicional) levemente torrada e triturada, adquirindo textura crocante e sabor intenso. Os Nibs de verdade são 100% cacau e não possuem adição de açúcar, tornando-os a opção mais saudável. 

Atualmente, porém, é comum a indústria utiliza-los como um adicional para outros produtos, como por exemplo, chocolate ao leite com Nibs de cacau, chocolate com cobertura de Nibs de cacau, entre outras variações…

Os Nibs ainda não são muito comuns em mercados tradicionais, entretanto, podem ser encontrados facilmente em lojas de produtos naturais.

 

4 dicas para comer chocolate de forma saudável

 

Enfim, vamos ao que mais interessa.

Você quer manter uma dieta saudável e acha quase impossível abrir mão do chocolate, sobretudo em épocas especiais como a Páscoa?

Maravilha! Vou passar 4 dicas simples para que você possa conciliar saúde e prazer, aproveitando ao máximo os benefícios já vistos do chocolate.chocolate-2

 

Dica #1 – Escolha bem o tipo do chocolate

Como já vimos, existem diversos tipos de chocolate e a escolha de qual comer faz toda a diferença. Nibs de cacau são as opções mais saudáveis.

Para quem prefere os tabletes, a dica é dar preferência por chocolates mais escuros – Amargos e meio amargos. Chocolates ao leite e brancos não devem ser consumidos com frequência, devido à alta concentração de açúcares e gorduras.

 

Dica #2 – Coma no melhor horário

“Para o que é bom, toda hora é hora, certo?” Errado. Pelo menos em relação ao chocolate!

Segundo pesquisa desenvolvida pela Universidade Real de Copenhague (me refiro à capital da Dinamarca, não confunda! rs), o melhor horário para comer chocolate é pela manhã, de preferência em jejum, assim você evita aqueles quilinhos a mais. Isso porquê tal alimento é rico triptofano, substância que possui a característica de reduzir o apetite.

Mas você gosta mesmo é do chocolate depois do almoço, não é? Muita calma nessa hora. Um pequeno pedaço de sobremesa também tem suas vantagens: Evita o desejo de consumir doces mais calóricos como sorvetes e tortas. Se puder misturar porções de chocolate à outros alimentos mais saudáveis, como iogurte e salada de fruta, melhor ainda!

 

Dica #3 – Evite derivados de chocolate

Naturalmente, quanto mais próximo do cacau, melhor – não é a toa que os nibs e o amargo são as opções mais saudáveis e o chocolate branco, a mais ofensiva.

Portanto, derivados como biscoitos recheados, sorvetes e balas podem até ser saborosos, mas são muito piores do que o chocolate puro. Não raro, tais alimentos contém apenas aromatizantes e nada de cacau. 

E cuidado com os bombons! São diversos e variados tipos de recheio e é ali que mora o perigo. Muitas vezes, em um bombom, o chocolate é o menor dos males. Fique atento!

 

Dica #4 – Não exagere

Essa sem dúvidas é a dica mais valiosa. Assim como em grande parte dos alimentos que consumimos, o grande mal está no exagero! Comer uma barra inteira de chocolate de uma só vez jamais será saudável (independente do tipo, da marca, do horário, etc.). O ideal é ingerir cerca de 30g diárias, no máximo – o que é equivalente a um bombom ou barrinha.

E atenção: Não é porquê você ficou uma 5 dias sem comer chocolate, que está tudo bem consumir uma barra de 150g! A verdade é que quanto mais fracionada for a ingestão calórica, menor a possibilidade de engordar.

 

Receita bônus

Se você chegou aqui, receberá um brinde! Uma receita exclusiva e nutritiva, com nibs de cacau, para servir de sobremesa ou num café da manhã e surpreender uma pessoa especial.

Além de tudo é super simples, até mesmo para quem não tem prática em cozinha.

banana-nibs-frozen

 

E aí, gostou? Não esqueça de compartilhar com seus amigos!

 

Conclusão

Viu só? É possível manter uma rotina de alimentação saudável sem excluir o chocolate da sua dieta, afinal ele também possui vantagens interessantes

Mas não esqueça das dicas: Escolhas os chocolates mais escuros, evite seus derivados e coma-os nos melhores horários e, principalmente, com moderação.

Isso é tudo, pessoal!

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *